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O que você pode fazer para evitar crises?

  • Foto do escritor: Rosa Miranda
    Rosa Miranda
  • 24 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Por Rosa Miranda

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Todos nós passamos por crises. Grandes ou pequenas, todas as pessoas ou empresas estão sujeitas a enfrentar dificuldades. A situação fica ainda mais crítica com as redes sociais, onde as crises são altamente propagáveis e surgem de fontes inesperadas. Dentro desses canais, a nova postura do consumidor e a difusão rápida de mensagens em grande proporção mudaram a escala de erro para as marcas. Ou seja, o que antes era abafado e contornado com uma ligação, hoje é exposto para milhões de usuários em poucos segundos. Em casos de crises, isso quer dizer que as organizações não estão mais no controle, podendo ser expostas a comentários negativos a qualquer momento. O resultado é que esses tempos de inovação expõem as marcas a novos conflitos nunca antes imaginados.


O que você pode fazer para evitar crises: 1. Monitore sua marca com nossos profissionais de mídias digitais. Em vez de esperar alguma crise estourar, você pode se antecipar usando uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais. Sem esse acompanhamento, as organizações ficam mais expostas e, consequentemente, mais sujeitas a crises de imagem. Com as informações coletadas nesses ambientes, a marca consegue identificar, acompanhar e gerir o desenvolvimento de crises. 2. Prepare um plano! Vamos juntos colocar no papel exemplos de situações negativas em que a sua empresa pode se envolver e formular respostas. Também é importante definir o papel de cada membro da equipe em possíveis cenários de crise. 3. Treine sua equipe com a nossa supervisão e nossos colaboradores! Após desenvolver um plano para situações de crise, é preciso fornecer treinamento para sua equipe. Assim, ela poderá entender as melhores práticas da empresa. Assegure-se também de que todos saibam fornecer alertas e participem do processo de desenvolvimento das estratégias. 4. Invista na sua comunicação com a nossa Consultoria de Criatividade e Inovação! Crie estratégias para que a comunicação entre a equipe de gerenciamento de crise seja fluida e não esbarre em qualquer tipo de empecilho. A última coisa que você quer num momento de crise é um time que não se entende. Garanta a tranquilidade e o bom convívio da sua equipe para que tudo funcione bem. 5. Sempre ouça os seus advogados, mas promova integração entre os advogados e sua equipe de comunicação.Ter aconselhamento jurídico sobre como proceder durante uma crise é essencial, mas essa não deve ser a sua única bússola. Ouça os advogados para elaborar o plano de crise, mas procure não depender somente deles para aprovar cada passo que você dá durante um momento difícil para a marca. Lembre-se que no gerenciamento de crise é preciso ter agilidade. 6. Reconheça seus erros. Se há algum ponto bom numa crise, é a oportunidade de perceber as suas fraquezas e extrair aprendizados importantes para aperfeiçoar suas ações. Admita suas faltas e procure repará-las. Negar que você errou só vai dificultar a saída da crise e, de quebra, não vai contribuir em nada para o seu crescimento. 7 Peça desculpas. Muitas vezes, pedir desculpa não altera em nada os impactos do seu erro, mas o gesto de desculpar-se tem valor por si só. Você só tem a ganhar. Desculpar-se é uma forma de demonstrar respeito, humildade e boa vontade para mudar. 8. Accountabilitty! Seja claro e transparente.Toda informação deve ser útil e de fácil compreensão pelo público. Nas redes sociais, você deve ser autêntico e verdadeiro, já que a falta de honestidade ou o silêncio tendem a amplificar a repercussão de uma crise. A internet não esquece. Mesmo as marcas que passaram por crises no passado e conseguiram se sair bem não conseguem apagar a situação complicada que deixou. Novos consumidores podem sempre encontrar vestígios de situações passadas e o que ele levará em consideração é como a sua marca lidou bem com a crise ou não.Este texto procurou mostrar a você que a melhor maneira de lidar com crises é investir em planejamento, objetividade, transparência e coerência. Também quisemos demonstrar que momentos de desconforto às vezes são inevitáveis, mas podem trazer insights e benefícios imprevistos.


São cada vez mais frequentes exemplos de marcas que “dão a volta” em crises e aproveitam a repercussão negativa de uma crítica para projetar uma resposta com uma mensagem positiva sobre si mesmas. Tenha coragem, empodere a sua equipe e conserte os erros da sua empresa. Mais cedo ou mais tarde, todo o resto passará. Quem nunca viveu uma crise? Grandes ou pequenas, todas as empresas estão sujeitas a enfrentar situações difíceis. A situação fica ainda mais difícil com as redes sociais, onde as crises surgem a qualquer momento e de fontes não esperadas.

 
 
 

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